terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CALMA PRA FAZER DORMIR

Acho que esse é um dos temas mais difíceis – dormir a noite. Enfim, vou registrar como tenho lidado com isso.

Depois que voltei a trabalhar e a partir do evento do casamento, a Alice passou a acordar toda madrugada, por volta de 1h30– 2h. Das primeiras vezes, dei peito, e então comecei a perceber que isso não estava sendo legal – estava consolidando o hábito e fazia ela acordar mais tarde pela manhã, mais cansada e com menos fome. O primeiro resultado ao ‘não-peito` foi um desastre. Fiquei super agoniada, cheia de sono, louca pra ela dormir de novo, mas sem peito nem eu sabia como e ela só chorava. Ficamos umas 2 horas nessa ‘briga’, eu saia e entrava no quarto, o Lelê tentava ajudar, só que ela chorava ainda mais, cheguei a deixar ela chorando no berço, não via como ela podia dormir naquela berração toda, impossível. Acabei cedendo o peito – e caímos exaustos os três! Na noite seguinte cheguei a ficar com medo da noite... quando ela acordou, resignada, fiz ela retomar o sono no peito.

Depois disso, decidi que eu tinha que encarar o choro: deixa o sono pra lá, ela vai acordar, eu já sei, e eu vou me dedicar a acalmá-la. E foi isso. Fiquei por 1 hora com ela até ela dormir, e percebi o que a CALMA é capaz de proporcionar. Sem me deixar contaminar pelo ‘sofrimento’ dela, consegui ver que ela chorava de olhinhos fechados, e assim o que ela precisava mesmo era só de calma.

Desde então, a cada noite, o tempo pra ela retomar o sono foi diminuindo e passei a acalmá-la no próprio berço. Há 3 noites ela não acorda; na verdade, ela parece dar uma leve despertada, resmunga um pouco e volta a dormir sozinha.

Bem, essas 3 noites coincidiram com o início da papinha salgada e como eu estava contando a papinha salgada está fazendo ela agitar muito durante o dia e a dormir mais pesado do que antes...

De um jeito ou de outro, minhas noites estão voltando a ser de sono J

Nenhum comentário:

Postar um comentário